Sexta, 23 de Julho de 2021 17:15
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Missão remota do Fida avalia projetos da agricultura familiar no Piauí

A missão objetiva avaliar as ações implantados por meio do Projeto Viva o Semiárido

22/06/2021 10h55
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Teve início, nessa segunda-feira (21), a Missão de Supervisão Remota do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A missão segue até o dia 2 de julho e tem como objetivo avaliar as ações do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) e encaminhar ações de finalização de seu último ano de execução. O projeto tem execução do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

Participaram da videoconferência de abertura, a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos; o oficial dos Programas do Fida no Brasil, Hardi Vieira; consultores do Fida; o coordenador do Projeto Viva o Semiárido no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro; equipe da SAF, além de representes das coexecutoras Emater, Sefaz, Sasc, Seduc e Seplan.

A secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, se mostrou otimista com o andamento do projeto. “O Projeto Viva o Semiárido tem sido transformador na vida de muitas famílias da agricultura familiar do Piauí. Tivemos muitos desafios com a pandemia, que afetou diretamente a execução dos nossos projetos. Mas estamos muito otimistas com a conclusão do projeto. Quero agradecer ao Fida, ao governador Wellington Dias; ao coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, e a todos e todas que se empenham pela agricultura familiar no semiárido piauiense”, comenta a gestora.

Missão remota do Fida avalia projetos da agricultura familiar no Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O coordenador do PVSA, Francisco das Chagas Ribeiro, conta que várias comunidades serão ouvidas ao longo dos quinze dias de videoconferências. “Serão dias intensos de escuta e avaliação das experiências das comunidades atendidas pelo projeto. São ações que impactam diretamente cadeias produtivas importantes para o desenvolvimento do semiárido piauiense, como do mel, caju, mandioca, caprinos e ovinos. Essa missão tem uma conotação especial porque o projeto caminha para a finalização em 2022”, afirma.

Missão remota do Fida avalia projetos da agricultura familiar no Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com o oficial dos Programas do Fida no Brasil, Hardi Vieira, serão discutidos vários temas, entre eles, os projetos produtivos, gestão de conhecimento, avaliação de impacto, gênero, aspectos financeiros, contratos e outros. “Os principais temas da missão são a execução dos 211 projetos de investimento que geram renda para a população atendida. Além disso, o projeto integra os jovens, mulheres na cadeia produtiva, dando atenção especial às comunidades tradicionais, como os quilombolas”, esclarece.

Missão remota do Fida avalia projetos da agricultura familiar no Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Projeto Viva o Semiárido atua em 89 municípios do Piauí e beneficia 211 comunidades e cerca de oito mil famílias com as mais variadas atividades de inclusão produtiva como a avicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, cajucultura e a piscicultura. O investimento total do PVSA é da ordem de 40 milhões de dólares ou aproximadamente R$ 200 milhões.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 17h00 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
28.7 km/h Vento
35.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens
Domingo (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias