Sexta, 23 de Julho de 2021 17:18
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Uespi de Floriano inaugura laboratório de História

O laboratório beneficiará não somente para a comunidade acadêmica, mas toda a comunidade florianense

25/06/2021 09h55
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O campus Dra. Josefina Demes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), localizado na cidade de Floriano, teve inaugurado, na última quinta-feira (24), um Laboratório de História que tem como objetivo desenvolver a pesquisa, ensino e extensão na instituição. A verba utilizada na para a estrutura e os equipamentos do local tem origem em emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Costa.

Além de servir aos estudantes, o laboratório beneficiará a comunidade florianense, pois possibilitará a digitalização de documentos, fontes e a formulação de trabalhos com as comunidades locais.

A inauguração foi realizada na última quinta-feira no campus de Floriano
A inauguração foi realizada na última quinta-feira no campus de Floriano

A coordenadora do curso de História do campus de Floriano, Tatiana Oliveira, conta sobre os projetos que serão desenvolvidos com o novo laboratório. “Um dos projetos que já está em andamento é o Diálogos Contemporâneos, que traz temas atuais para serem debatidos com a comunidade, incluindo profissionais de várias áreas. Temos também o projeto de História e Cinema, que é um projeto no qual a gente dialoga sobre o cinema para pensar metodologias no ensino de História e o projeto de digitalização de fontes da cidade Floriano, como jornais. O intuito é ajudar a contar a história dessa cidade. O laboratório ajudará muito a dar vida a todos esses projetos”, explicou a docente.

O estudante do 8º período do curso de História, João Lucas, é um dos idealizadores do projeto do laboratório e explica como surgiu a ideia. “Quando eu chegue aqui, a ideia do laboratório já existia, mas somente agora nós demos vida. Fui atrás da emenda com o deputado Francisco Costa e depois de analisar e planejar conseguimos tirar do papel”, contou.

Para João Lucas, ter um laboratório de História é o diferencial do curso e esses espaços são de extrema importância para a formação dos alunos e contribuem para desenvolver o potencial acadêmico e profissional dos estudantes.

O deputado Francisco Costa, autor da emenda no valor de 50 mil reais, falou de sua satisfação em poder contribuir para o desenvolvimento científico em Floriano. “Acreditamos que a educação tem o poder de transformar a vida das pessoas. Foi por meio dela que eu pude alcançar meus objetos de vida e eu sei a importância que essas ações têm na vida dos estudantes. Hoje, nós precisamos facilitar essas oportunidades para que mais pessoas tenham a chance de alcançarem seus objetivos. O corpo de alunos da Universidade Estadual do Piauí me procurou para solicitar recursos para a implantação do laboratório. Irei usar o meu mandato para melhorar e qualificar cada vez mais as condições de trabalho e estudo da comunidade uespiana”, detalhou o parlamentar.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, destacou sobre a importância desse laboratório para a Uespi. “Esse projeto atende a expectativa dos nossos estudantes do curso de História, aqui será produzido materiais que têm uma importância gigantesca para a história de Floriano e para a sociedade, esse laboratório é um desejo antigo e é com alegria que atendemos essa reivindicação tão necessária para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão da nossa Uespi. Quero agradecer ao João Lucas pela persistência, a nossa diretora do campus, Ariete Bento e a coordenadora e professora Tatiana, que somaram esforços para que o projeto e a entrega do laboratório se realizassem”, apontou.

A diretora do campus, professora Ariete Bento expressou sua alegria em ver um sonho antigo se concretizando. “É um sonho realizado. Nós, da Uespi, temos muita esperança de que a gente sempre consiga as melhores condições para nossos docentes e discentes, e com a gestão superior, por meio do magnífico reitor, professor Evandro, nós temos conseguido realizar muitos feitos para a melhoria e desenvolvimento da nossa instituição. Nós temos feito parceiras com os políticos da região e tem dados bons resultados, todos estamos unidos em transformar para melhorar Uespi”, finalizou a diretora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 17h00 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
28.7 km/h Vento
35.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens
Domingo (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias