Sexta, 23 de Julho de 2021 17:07
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Novo Ensino Médio ampliará carga horária e atividades dentro da escola para os estudantes

A carga horária, antes de 800 horas, passará a conter 1.000 horas distribuídas em atividades que contemplem a formação geral.

29/06/2021 09h50
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As mudanças que serão implementadas no Novo Ensino Médio do Piauí vão além do tempo de permanência dos estudantes no chão da escola. A carga horária, antes, de 800 horas, passará a conter mil horas distribuídas em atividades que contemplem, indissociavelmente, a formação geral básica e os itinerários formativos. Estes serão ofertados com base na realidade de cada escola para que o estudante possa ter acesso às diversas áreas do conhecimento e à formação técnica e profissional.

Saiba mais sobre o Novo Ensino Médio aqui

Além de garantir mais conhecimento, o Novo Ensino Médio pretende estimular o poder de escolha dos estudantes para que as redes de ensino dos estados (pública e privada) possam ofertar possibilidades de formações completas, com a capacitação dos jovens para inserção no mundo do trabalho e, consequentemente, nova visão de futuro e consciência de seus papéis na sociedade em constante transformação.

 

“Essa possibilidade gera ao jovem uma sólida formação, como o que já é trabalhado em escolas de tempo integral e que possuem ensino profissional de nível médio aqui no estado do Piauí. Com o novo currículo sendo aprovado e homologado pelo Conselho Estadual de Educação, nossa rede de ensino poderá implementá-lo em todas as escolas da rede, dando a oportunidade de todos os estudantes do estado a chance dessa formação completa”, explicou Elenice Nery, coordenadora de Etapas do ProBNCC-EM.

A ampliação da carga horária é uma das mudanças mais significativas, além de outros aspectos relevantes alinhados ao contexto como a formação de professores, reorganização da rede, capacitação de profissionais para o suporte técnico e investimentos em novas infraestruturas, dentre outras mudanças.

“Passamos por uma intensa ação de escrever esse Currículo para o Ensino Médio e, durante esse processo, os diversos colaboradores tiveram a sensibilidade de enxergar o futuro como algo não muito distante, pois esse novo que tanto falamos já está acontecendo. O que vamos ter é uma oficialização quando o currículo for homologado e daremos continuidade com todos os profissionais da educação neste novo momento”, disse Elenice.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 17h00 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
28.7 km/h Vento
35.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens
Domingo (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias