Sexta, 23 de Julho de 2021 16:55
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Capacitações on-line criam nova frente de atuação para o Emater

A pandemia do novo coronavírus antecipou a tendência por atendimentos remotos através da exigência de uma maior participação dos órgãos públicos no […]

30/06/2021 13h15
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A pandemia do novo coronavírus antecipou a tendência por atendimentos remotos através da exigência de uma maior participação dos órgãos públicos no meio digital. Atento à esta tendência, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) lançou a Emater TV, canal do YouTube do Instituto, que tem a finalidade de capacitar seus técnicos e os agricultores beneficiados pelo Instituto.

Através da iniciativa, o Emater-PI promoveu uma série de cursos e capacitações, transmitidos por meio do canal do Instituto no Youtube. Em 2020, foram ofertados, através da ferramenta, cursos sobre Avicultura e Caprinocultura, ambos com certificação aos participantes.

Além disso, por meio do “Diálogos de Ater”, também veiculado no canal do Instituto no Youtube, foram realizadas 30 palestras on-line sobre os variados temas que se relacionam com a agricultura familiar. Na última edição, realizada dia 23 de julho, foi debatida a atuação do Programa Água Doce (PAD) no Piauí e suas implicações entre as populações das comunidades beneficiadas pelo programa no semiárido piauiense. As transmissões do Diálogos de Ater são realizadas duas vezes por mês.

Outra ferramenta digital utilizada pelo instituto é o Instagram, pelo qual é transmitido o quadro “Fala, Agricultor”, que tem como objetivo responder as dúvidas dos agricultores e do público em geral que seguem o Emater-PI na rede social. A equipe de comunicação do instituto recebe as dúvidas dos seguidores por e-mail, mensagem direta ou mesmo durante da live e um técnico do Emater responde, em um bate-papo de 30 minutos.

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, destaca que o instituto tem buscado meios de alcançar, cada vez mais, um número maior de agricultores que podem ser atendidos pelas políticas do órgão.

“Esta é mais uma ferramenta do Emater para ampliar o relacionamento das famílias agricultoras com os técnicos do instituto. Com ela, damos voz e vez para os agricultores tirarem suas dúvidas. A Ater remota veio para ficar, então, além da assistência técnica e extensão rural presencial, temos essa ferramenta remota que a gente disponibiliza para mais famílias agricultoras e técnicos possam tirar as suas dúvidas”, destaca Guedes.

Nesta quarta-feira (30), o tema abordado pelo “Fala, Agricultor” será a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. O extensionista rural Geyson Coutinho irá tratar sobre o assunto e tirar dúvidas dos seguidores, a partir das 18h, no Instagram do Emater-PI (@ematerpi).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 16h40 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
28.7 km/h Vento
35.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens
Domingo (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias