Sexta, 23 de Julho de 2021 16:47
(89) 99456 5679
Saúde Piauí

Livro aborda tratamento farmacológico para pacientes com Lúpus

O livro é estruturado em seis capítulos, onde se apresentam aspectos gerais da doença, tratamento farmacológico e não farmacológico.

30/06/2021 16h10
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Unidade pública referência para o tratamento farmacológico de pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico, a Farmácia do Povo foi laboratório para iniciação científica de estudos acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí(UFPI). O resultado está no livro “Interações medicamentosas no Lúpus Eritematoso Sistêmico”, publicado recentemente, de autoria da professora Dra. Carla Solange.

O livro é estruturado em seis capítulos, onde se apresentam aspectos gerais da doença, tratamento farmacológico e não farmacológico, além do mecanismo de ação e classificação das potenciais interações medicamentosas, segundo os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, propostos pelo Ministério da Saúde.

A professora explica que, a partir da consulta ao livro, pacientes, cuidadores e profissionais consigam identificar, classificar e ter um gerenciamento sobre esta possível potencial interação medicamentosa. “A gravidade entre menor, moderada e grave e para cada interação, trouxemos o gerenciamento e abordagem clínica e como proceder”.

Livro aborda tratamento farmacológico para pacientes com Lúpus
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante apresentação do livro, a diretora geral da Farmácia, Wanda Avelino, comentou a relevância da obra,. “São ações desenvolvidas por universidades que trazem benefícios para os farmacêuticos, mas principalmente para os usuários de medicamentos, num livro didático, tanto os profissionais de Farmácia como os usuários de Lúpus e os seus cuidadores, mostrando os melhores usos e benefícios para este paciente”.

O livro é resultado de uma parceria com a Farmácia do Povo, que autorizou a realização dos estudos, permitindo entrevistas com os pacientes e farmacêuticos da unidade, além da consulta aos prontuários.

Atualmente, a Farmácia do Povo atende 415 pacientes com diagnóstico de Lúpus, com a dispensação de seis tipos de medicamentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 16h40 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
28.7 km/h Vento
35.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens
Domingo (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias