Quarta, 22 de Setembro de 2021 20:35
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Alunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde

Cada grupo ficou responsável por traçar estratégias didáticas e informativas para toda sociedade

31/08/2021 09h46
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) docampusde Floriano lançam uma série de materiais informativos sobre infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes, além de saúde do adolescente, da mulher e do homem adulto.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem e orientadora da ação, Luzinete Rodrigues, a ideia surgiu durante a disciplina de Exames Complementares. Cada grupo ficou responsável por traçar estratégias didáticas e informativas para toda sociedade. “As ações vão contribuir com a comunidade acadêmica, profissionais de saúde e a população. Foram feitas duas cartilhas, um podcast, um vídeo e um artigo científico”, explica.

 

Veja a seguir os materiais produzidos:

• Hipertensão e diabetes: entenda essas patologias

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, cerca 12 milhões de brasileiros sofrem de diabetes e mais de 38 milhões de hipertensão.

Através de um vídeo, o estudante Igor Borges e as alunas Andressa Fernandes, Kathlen Lima e Mayara Santos, alertam sobre os riscos, formas de prevenção, diagnósticos, classificações, tratamento e demais informações sobre essas patologias. Veja:

 

• Saúde do adolescente: cuidados e assistência

A cartilha saúde do adolescente, cuidados e assistência conta com informações sobre consulta, imunização, cuidados com a saúde mental, distúrbios alimentares, sexualidade, atendimento ginecológico, cuidado integrado na atenção básica frente às ISTs/HIV/AIDS e Hepatites virais, gravidez na adolescência, afecções urológicas mais frequentes, anemias e infecção urinária.

Alunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Segundo a estudante Cíntia Cabral, a cartilha foi pensada com o intuito de incentivar a criação de políticas públicas voltadas para inserção do adolescente na saúde. “A adolescência é uma fase de descobertas e boa parte dessa faixa etária da população é suscetível a vulnerabilidades psicossociais. Com isso, observamos a necessidade de abordar esse temática, para que a cartilha seja usada como instrumento de ampliação na rede de informações e estratégias dos profissionais de saúde, educando os adolescentes e evitando problemas futuros”, aponta. Também fazem parte do trabalho as alunas Danielly Cunha, Kalyne Mylena, Maísa Almeida, Maria Clara Carvalho.
• Hora da Enfermagem
No primeiro episódio do podcast Hora da Enfermagem, as alunas Edimária Rodrigues, Maiara Maria, Ruanne Bueno, Sarah Cabedo e o aluno Elves Talisson, trouxeram à tona o tema Saúde da Mulher e os Exames Complementares no contexto da atenção básica em saúde. O podcast conta com a entrevista da enfermeira Ticiana Coelho.
Confira:

 

• Infecções sexualmente transmissíveis, corrimentos vaginais e exames ginecológicos
A cartilha Infecções sexualmente transmissíveis (IST), corrimentos vaginais e exames ginecológicos, traz questionamos sobre o por quê falar de IST e corrimento, além de noções básicas e aprofundadas sobre as diferenças entre corrimento e secreção, os tipos de corrimento, candidíase, clamídia, gonorreia, tricomoníase, vaginose bacteriana, exames para diagnóstico e outras ISTs.

Alunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

A cartilha foi produzido por Cindy Laila, Jefferson Alves, Maria Eduarda Lima,  Nathália Maria Dias e Vitória Karoline da Silva.

• Saúde do homem adulto: enfermeiro na atenção básica

De acordo com um dos participantes da ação, Samuel Marques, trata-se de um resumo simples com revisão de literatura sobre a saúde do homem adulto, com o objetivo de descrever a atuação do enfermeiro na atenção básica deste público.

“Geralmente, os homens só procuram os serviços de saúde quando estão sintomáticos, com a saúde já comprometida. É fundamental modificar o modelo assistencial centrado na patologia e o enfermeiro tem competência para planejar e executar ações de prevenção e promoção de saúde, assim como melhorias no acolhimento e educação em saúde. Com medidas desse porte podemos aumentar a adesão dos homens aos serviços de saúde”, destaca.

Além de Samuel Marques, fazem parte do estudo as discentes Ellysane da Costa, Gessica Ravanna, Joilda Soares e Marina Vitória Rodrigues.

Livro

Também com enfoque nas IST’s, professores e aluno da Uespi participaram do livro Costuras em Saúde e Educação: tessituras, saberes e aproximações.

Alunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Os docentes e o discente da Uespi,  Juan Victor da Silva, escreveram o capítulo Promoção de Saúde em ISTs para a População da Zona Rural e seus Impactos na Qualidade de Vida.

Segundo o aluno Juan Victor da Silva, desenvolver esse trabalho com os docentes foi de extrema importância para sua formação enquanto pesquisador. “Tive a oportunidade de aprender com docentes de grande prestígio na área do Ensino, Pesquisa e Extensão. E como fruto dessa união, tivemos esse trabalho contribuirá bastante para a melhora da qualidade de vida da população da zona rural no tocante à promoção de saúde em ISTs”, ressalta o estudante.

Além de Juan, o capítulo foi escrito pelas professoras da Uespi, Luzinete Rodrigues, Maria Madalena e pelo professor Államy Danilo Moura. Elisabete Agrela também participou da obra.

A versão impressa do livro pode ser adquirida através do site Clubes dos Autores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 20h24 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

28° Sensação
12.5 km/h Vento
22.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias