Quarta, 22 de Setembro de 2021 20:48
(89) 99456 5679
Educação Piauí

Servidores da Educação recebem acolhimento em campanha do Setembro Amarelo

Um sorriso, um cumprimento e uma palavra de incentivo. Foi assim que os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram […]

01/09/2021 11h25
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Um sorriso, um cumprimento e uma palavra de incentivo. Foi assim que os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram recebidos para iniciar o seu trabalho no prédio sede da pasta, nesta quarta-feira (1º). O acolhimento realizado pelas psicólogas da Seduc, faz parte das ações coordenadas pelo Núcleo de Atenção Psicossocial (Nuapsi) dentro da campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo.

No mês de conscientização sobre saúde mental, a iniciativa seguirá uma programação com a finalidade de levar conhecimento sobre o assunto, possibilitando identificar comportamentos e permitindo a oferta imediata de ajuda, conforme explica a coordenadora do Nuapsi, Nádia Lima. “O Nuapsi começou este trabalho recepcionando os funcionários com uma lembrança e uma pequena palavra e, nos próximos dias, será trabalhado o tema por meio de palestras. O objetivo é auxiliar o servidor que esteja com algum tipo de dificuldade a buscar auxílio. O Núcleo está de portas abertas para que eles possam ser ouvidos e acolhidos nas suas demandas”, declarou.

A acolhida de boas-vindas foi organizada com a entrega do laço símbolo da campanha. Entre os contemplados, estava a servidora Aldenira Reis, que elogiou a iniciativa a fim de diminuir o preconceito e informar sobre a saúde mental. “Achei excelente essa ação de receber os servidores, fazer este acalento e alertar sobre o significado da campanha do Setembro Amarelo, pois muitos desconhecem a importância de falar sobre o suicídio, a depressão ou temas da saúde mental. Este é um trabalho de cuidado, que devemos realizar de coração, em cada pequeno ato, desde um bom dia até este cartão que recebemos. São gestos que fazem bem”, afirmou.

Na programação informativa na Secretaria da Educação, está previsto no dia 6, um momento em que os servidores poderão colar o laço com seu nome na árvore. No dia 13, o balão com frase e entrega de bombom; no dia 20, a atividade Coração Grande e Coração Pequeno, com mensagens edificantes; e o encerramento, no dia 27, com palestra ecoffee break.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 20h45 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

28° Sensação
11.8 km/h Vento
24.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias