Quarta, 22 de Setembro de 2021 20:14
(89) 99456 5679
Educação Piauí

Aluno com autismo da rede estadual é aprovado para o curso de Farmácia da UFPI

O CETI Raldir Bastos vem trabalhando na inclusão escolar há várias décadas e colhendo os resultados positivos.

03/09/2021 09h45
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos, localizado na zona Sudeste de Teresina, vem trabalhando na inclusão escolar há várias décadas e colhendo os resultados positivos. O êxito mais recente foi a aprovação do estudante Júlio César Viana de Carvalho Junior, que tem autismo e foi aprovado para o curso de Farmácia, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, a rede estadual de Educação conta com 165 salas de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), beneficiando cerca de 1.300 estudantes com ensino especializado no contraturno do ensino regular.

“Temos uma sala do AEE, que é conduzida pela professora Ana Rita. Um trabalho feito em conjunto com os professores. Temos um conselho de classe que atende todos os alunos, inclusive os alunos da educação especial, para acompanhar seu desenvolvimento, não só na aprendizagem, mas como estão se sentindo como pessoa, em casa e nos seus relacionamentos. Acompanhamos o Júlio César ao longo dos anos, dando todo o apoio para que a família também incentivasse e acreditasse no seu sucesso. A escola faz o papel de mostrar que o aluno da educação especial tem as mesmas condições de qualquer pessoa de ser inseridas no mercado de trabalho”, explica o diretor da escola, Carlos Eduardo Rodrigues.

 

Aluno com autismo da rede estadual é aprovado para o curso de Farmácia da UFPI
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo o gestor, quando o aluno acredita em si, consegue produzir bons frutos e quebrar barreiras em sua vida. “Entregamos uma medalha ao Júlio para enaltecer, tanto o aluno como a família. Para dizer que ele pode ter outros sucessos na vida, não só passar no Enem. Esse é o papel da escola. Precisamos fazer com que essas pessoas entendam que são importantes, que podem fazer a diferença e que estamos aqui de portas abertas, com todo o nosso amor, voltados para a Educação e para dar esse apoio a todos esses alunos que precisam de nós”, declarou. Carlos Eduardo Rodrigues explica que, além de Júlio César, a escola atende outros alunos da Educação Especial, como a estudante Gabriela, que após enfrentar um problema de saúde e passar um grande tempo em coma, retornou para a escola.

 

“No próximo ano, a Gabriela fará o Enem e, para a nossa surpresa, ela veio para primeiro dia de aulas híbridas. Foi uma grande alegria. Temos um bom relacionamento com a família e principalmente com ela. Acreditamos no seu potencial e confiamos que terá um resultado positivo no exame, porque é uma aluna bastante esforçada”, afirma o diretor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 20h04 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

28° Sensação
12.5 km/h Vento
22.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias