Quarta, 22 de Setembro de 2021 19:59
(89) 99456 5679
Geral Piauí

PROAJA: Seduc realiza teste diagnóstico em Teresina e Coivaras

O teste diagnóstico é uma das fases para o credenciamento das entidades, organizações civis e sociais que irão atuar em parceria com o Estado na alfabetização.

08/09/2021 14h30
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta quarta-feira (8) a avaliação diagnóstica de pessoas interessadas em participar do PROAJA – Programa de Alfabetização de Jovens. 107 estudantes cadastrados da região do Parque Brasil, em Teresina e no município de Coivaras participam do teste.

O teste diagnóstico é uma das fases para o credenciamento das entidades, organizações civis e sociais que irão atuar em parceria com o Estado na alfabetização.

Em Coivaras, o secretário de estado da educação Ellen Gera acompanhou a realização da avaliação diagnóstica de pessoas interessadas e participar do programa e iniciarem o processo de alfabetização.

 

PROAJA: Seduc realiza teste diagnóstico em Teresina e Coivaras
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí vai investir 400 milhões de reais no PROAJA para alfabetizar 200 mil piauienses. Já são 44 entidades cadastradas que vão atender 212 municípios com o programa. Dessas entidades, seis já se encontram totalmente habilitadas, estando na fase de inserção dos alfabetizandos para triagem com cruzamento de dados com o censo e outras bases de dados e com testes diagnósticos. São cerca de 77 mil cadastrados que passaram pelas avaliações.

 

 

 

A diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade, esclarece que a triagem dos estudantes quanto ao nível de alfabetização será realizada pelos professores selecionados pelas entidades após treinamento específico para a modalidade de alfabetização.

 

“Após a triagem e o início das aulas, os estudantes matriculados nas entidades participarão de uma avaliação intermediária para acompanhamento do nível de aprendizagem. No sexto mês será realizado um teste final para comprovar que o estudante aprendeu a ler e escrever e dar seguimento à matrícula nos próximos níveis da EJA”, informa a diretora.

 

Destinado a alfabetizar 200 mil jovens e adultos em todo o estado, as pessoas matriculadas no programa receberão uma bolsa de R$ 400,00 durante o processo de alfabetização. Para comprovação efetiva de necessidade de alfabetização, a Seduc está realizando a triagem dos inscritos apresentados pelas entidades que querem participar do PROAJA. É o que explica o Secretário de Educação, Ellen Gera.

 

“Estamos fazendo o cruzamento dos dados dos possíveis alfabetizandos com informações contidas nos bancos de dados, em parceria com diversos órgãos como o  CadÚnico, Secretaria de Segurança, Censo Escolar, Departamento de Trânsito (Detran-PI), Sine, Agência Comunitária em Saúde da Sesapi, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), entre outros. Esse cruzamento de dados é importante para que a gente possa trabalhar, realmente, com quem tem baixa renda e é analfabeto. Além do crivo do cruzamento de dados com os órgãos parceiros, os alfabetizandos participarão de avaliações diagnósticas durante todo o processo de alfabetização, na inscrição, durante a alfabetização e ao final”, esclarece Ellen Gera.

 

Após a fase de alfabetização, os alunos estarão aptos a dar continuidade aos estudos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e seguindo com a Profissionalização, Qualificação ou Certificação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 19h44 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

28° Sensação
12.5 km/h Vento
22.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias