Quarta, 22 de Setembro de 2021 19:41
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Interpi inicia trabalho de regularização urbana em Nossa Senhora de Nazaré

Os trabalhos de regularização fundiária tiveram início com a visita do diretor-geral Chico Lucas ao prefeito Zé Henrique e as atividades técnicas de campo

10/09/2021 12h10
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Prefeito Zé Henrique, Chico Lucas e a equipe do Interpi e CGEO – Reurb em Nossa Senhora de Nazaré
Prefeito Zé Henrique, Chico Lucas e a equipe do Interpi e CGEO – Reurb em Nossa Senhora de Nazaré

A política de Regularização Urbana (Reurb) desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), está chegando à cidade de Nossa Senhora de Nazaré, na microrregião de Campo Maior. O diretor-geral da autarquia estadual, Chico Lucas, esteve no município na última quarta-feira (8), data em que foi dado início às primeiras atividades realizadas pela equipe multidisciplinar para a regularização fundiária no município.

Chico Lucas e o diretor de Operações, Rannyere Tardelle, estiveram em reunião com o prefeito Zé Henrique de Oliveira e o secretário municipal de Finanças, Francisco Júnior, para detalhar o trabalho técnico que será desenvolvido. Na oportunidade também conheceram mais sobre a história da cidade e estabeleceram uma parceria com a prefeitura objetivando a regularização fundiária no município.

A reunião foi acompanhada também pela arquiteta e urbanista Deisy Brito (consultora do Interpi/Banco Mundial), os engenheiros agrimensores Jonas Rocha e Mayke Sandro (coordenador da Reurb), além do agrônomo Carlos Diego (consultora Interpi/Banco Mundial) e pelos consultores de geoprocessamento, Marco Aurélio Lira e Marcelino Brito, (Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado do Piauí – CGEO), que já estão na cidade realizando pesquisas, mapeamento e ouvindo moradores mais antigos que podem ajudam a resgatar informações importantes e históricas do surgimento da cidade, a partir das primeiras fazendas construídas por padres jesuítas do Colégio da Bahia, no século XVI.

Nossa Senhora de Nazaré foi elevada à categoria de município em janeiro de 1994, e o distrito sede sendo construído e instalado em 1997, e, de acordo com dados do IBGE (2010), abriga uma população estimada em 4.560 habitantes e sua área territorial é de cerca de 35.626 hectares.

Para fazer um mapeamento atualizado do município, os técnicos do Interpi e do CGEO estão utilizando drones, na área urbana de Nossa Senhora de Nazaré, segundo explica o coordenador do trabalho de campo, engenheiro agrimensor Mayke Sandro. “Os sobrevoos de drones são realizados pela equipe técnica do CGEO, responsável pelo aerolevantamento em conjunto com a nossa equipe técnica, que vem fazendo a coleta de pontos de apoio para posterior ajustamento das imagens”, explica.

Sobrevoo de drone em Nossa Senhora de Nazaré
Sobrevoo de drone em Nossa Senhora de Nazaré
Técnicos e consultores do Interpi e CGEO em Nossa Senhora de Nazaré
Técnicos e consultores do Interpi e CGEO em Nossa Senhora de Nazaré

“As equipes têm recebido total apoio do prefeito Zé Henrique e de sua equipe da prefeitura, e até mesmo dos moradores, que vêm mostrando grande interesse no trabalho que vem sendo realizado aqui, acrescenta o engenheiro agrimensor, informando ainda que, além desse trabalho do campo, a equipe técnica do Interpi está se disponibilizado para fazer a coleta de documentos de áreas que já se encontram regularizadas no município, “a fim de reconhecê-las e fazer a demarcação urbanística do município. Atualmente, nossas equipes planejam a realização de quatro sobrevoos e a coleta de cerca de cem pontos de apoio para melhor execução deste trabalho”, finaliza o coordenador de Reurb do Interpi.

O propósito de uma política de Reurb é disciplinar e organizar o conjunto de ações e iniciativas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais consolidados, visando ao ordenamento territorial urbano nos municípios, voltado para adequação das habitações e loteamentos irregulares.

A formalização da parceria do Governo do Piauí, por meio do Interpi, com a prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré  para a regularização fundiária na região ocorreu no dia 1° de maio, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica.

 

Um nazareno do Piauí pioneiro e empreendedor

A arquiteta e urbanista Deisy Brito (consultora Interpi/Banco Mundial), que está integrando a equipe multidisciplinar do Interpi e CGEO no projeto de Reurb, vem se dedicando a fazer levantamentos históricos, para orientar outras etapas do processo de regularização fundiária. Para isso, além das pesquisas de fontes bibliográficas, ela tem conversado com alguns dos moradores mais antigos que podem ajudam a resgatar fatos importantes sobre a história do surgimento da cidade.

Mayke Sandro e Manoel Manin – Reurb em Nossa Senhora de Nazaré
Mayke Sandro e Manoel Manin – Reurb em Nossa Senhora de Nazaré
Dayse Brito e Sr Manoel Manin: histórias da cidade
Dayse Brito e Sr Manoel Manin: histórias da cidade

Um dos nazarenos que a urbanista consultora do Interpi já ouviu é Manuel Pereira de Abreu, mais conhecido como Manuel Manim e que fez parte do surgimento da cidade. “Quando eu cheguei aqui, essa estrada (prédio da prefeitura, no Centro de Nossa Senhora de Nazaré) para lá não tinha casas, não. Tudo era mato. A cidade foi crescendo, crescendo. Tinha muita casa de palha, mas, as casas de palha foram se acabando, principalmente porque eu vendia telhas à prestação”, relembra Manoel Manim, detalhando que, naquela época, sempre que alguém comprava ou vendia um terreno, passava ou recebia um recibo da negociação realizada.

Manuel Manim não só viu  o município surgir. Com seu espírito empreendedor, ele fez parte ativa do grupo de pioneiros que trabalhou diariamente para que o povoado fosse transformado em cidade emancipada, desmembrado de Campo Maior, com o nome de Nossa Senhora de Nazaré (Lei Estadual Nº 4680/1994).

As fontes bibliográficas (IBGE e Confederação Nacional de Municípios) registram a origem de Nossa Senhora de Nazaré, datada da época da chegada dos padres jesuítas do Colégio da Bahia, que ali se estabeleceram, ainda no século XVI, foram  expulsos de Portugal e de suas colônias (Brasil) e tiveram seus bens confiscados, dentre eles, 30 fazendas de gado no Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 19h23 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

28° Sensação
14.5 km/h Vento
19.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias