Quarta, 22 de Setembro de 2021 19:44
(89) 99456 5679
Geral Piauí

HGV retoma transplantes renais com doador vivo

O hospital já havia retomado transplantes com doador falecido.

10/09/2021 12h45
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) voltou a fazer transplantes renais intervivos (doador vivo). O procedimento realizado nessa quinta-feira (9) teve como receptor um senhor de 38 anos que recebeu o rim doado pelo irmão de 34 anos.

A coordenadora do Serviço de Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, explica que receptor e doador passam bem. “O receptor já teve alta da UTI e foi transferido para a enfermaria. E o órgão transplantado está com excelente funcionamento”, pontua a médica.

O diretor-geral, Osvaldo Mendes, lembra que o serviço estava suspenso devido às medidas restritivas e de segurança impostas pela pandemia da covid-19. “Nós já havíamos retomado as cirurgias com doador falecido, com registro de 22 procedimentos já realizados este ano”, completa o gestor.

O presidente da Fepiserh, órgão que administra o HGV, Ítalo Rodrigues, destaca a importância do retorno desse tipo de cirurgia. “Esse é um serviço muito importante que o HGV presta no estado, mas que, infelizmente foi suspenso devido à pandemia. Agora, com o retorno, nossa expectativa é de que muitas vidas sejam salvas com transplante de doadores vivos”, destaca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 19h44 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

28° Sensação
12.5 km/h Vento
22.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias