Quarta, 22 de Setembro de 2021 20:58
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Ônibus Lilás leva serviços de enfrentamento à violência doméstica na comunidade da Ema, em José de Freitas

As ações do Ônibus Lilás iniciaram com a solenidade e palestra sobre a Lei Maria da Penha.

11/09/2021 10h25
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Prefeitura, CRAS/CREAS, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Secretarias de Saúde, Segurança ofereceram os serviços do Ônibus Lilás, na comunidade Ema, na escola Firmo José da Cunha, em José de Freitas.
A ação beneficiou mas de 400 mulheres dos bairros Alívio I, II, Viçosa, Buritizal, Bacuri dos Craveiros, Maracujá, Tingi, São Mateus, Vila leleto e Sapucarana. Um dos serviços mais procurados foi emissão da carteira de trabalho (78), testagem rápida de Aids, Sífilis e Hepatite ( 400 Testes), embelezamento (100), entre outros serviços

As ações do Ônibus Lilás iniciaram com a solenidade e palestra sobre a Lei Maria da Penha. Estiveram presentes o prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, vice-prefeito e Secretário de Segurança, Antônio Abreu, secretária de Assistência Social, Fátima Pinto, secretária de Saúde, Sara Farias, coordenadora da Coordenadoria de Mulher de Mulher de José de Freitas, Socorro Cruz, vereadoras Yarema Leita, vereador e secretário de Obras, Pedro Gomes, vereadora Idelena Barros, vereador Reummenigue Rocha, coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, diretora Articulação Interinstitucional e Açôes Temáticas, Lidiane César, assessoria da CEPM, Maria Luisa Mendes, Defensoria Pública, Livio Cesar, Tribunal de Justiça, Leina Mônica entre outros parceiros.

“Agradecemos ao Governo do Estado porque nesse momento a população precisa muito dessa atenção e esse ônibus conscientiza principalmente as mulheres com o esclarecimento sobre os seus direitos na Lei Maria da Penha somando aos trabalhos dos órgãos municipais. A comunidade da Ema é uma das maiores do município porque engloba vários bairros e essa é a primeira vez de uma ação grande específica para as mulheres e isso contribui para redução da violência doméstica”, pontua o vice-prefeito e secretário de segurança de José de Freitas, Antônio Abreu.
O prefeito Roger Linhares disse que está sempre à disposição para contribuir com as ações que possam melhorar o município. O Ônibus Lilás vai permitir um desenvolvimento nas políticas para as mulheres.

Ônibus Lilás leva serviços de enfrentamento à violência doméstica na comunidade da Ema, em José de Freitas
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Para Socorro Cruz, é de grande relevância esse momento para as mulheres de José de Freitas porque os serviços prestados, desde embelezamento ao atendimento psicossocial, jurídicos contribuirão para a quebra do ciclo de violência. “Essa parceria com o Governo do Estado e CEPM para o município de José de Freitas representa um avanço para prevenção da violência doméstica” , explicou.

“Estamos vendo toda a política de saúde e da rede enfrentamento às mulheres no município de José de Freitas e isso é resultado da parceria com a Prefeitura e os órgãos setoriais, pois é a rede funcionando. A gente aproveita o espaço para ampliar as políticas para as mulheres em todos os setores e agora estaremos trazendo 100 vagas de cursos de empoderamento econômico para as mulheres vítimas de violência para que possam quebrar o ciclo de violência. Hoje estamos percebendo o espaço lotado e as pessoas participando de todos os serviços e percebemos o quanto é importante a ação do Ônibus Lilás na zona rural”, disse a coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 20h45 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

28° Sensação
11.8 km/h Vento
24.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias