Quarta, 20 de Outubro de 2021 09:20
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Defensoria Pública participa de lançamento do projeto Piauí Inclusivo

Foram realizadas a entrega de equipamentos de informática para os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

21/09/2021 17h20
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), representada pela defensora pública Sara Maria Araújo Melo, uma das defensoras titulares do Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência, participou nesta terça-feira (21) da solenidade de homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A solenidade marcou o lançamento oficial do projeto Piauí Inclusivo – Cadastro da Pessoa com Deficiência, iniciativa da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), responsável por colher os dados desse segmento da população de todas as cidades do Piauí em áreas importantes como trabalho, saúde, educação e acessibilidade.

Na oportunidade, também foram realizadas a entrega de equipamentos de informática para os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e de um veículo acessível para o Centro Estadual de Equoterapia da Polícia Militar do Piauí.

O projeto Piauí Inclusivo tem como objetivo colher informações sobre as condições das pessoas com deficiência em todo o Estado do Piauí. Através da nova ferramenta serão colhidos dados como: localização, condições de saúde, tipos de políticas públicas e de inclusão elas têm acesso, entre outras informações, visando assim avançar com a implementação de políticas públicas de prevenção e de inclusão das pessoas com deficiência em todo o Estado.

De acordo com a defensora pública Sara Melo, a ferramenta recém implantada irá possibilitar a construção de um diagnóstico sobre a situação das pessoas com deficiência do Piauí, possibilitando assim a construção e implementação de políticas públicas visando o atendimento destas pessoas. “A data de hoje foi escolhida exatamente para coincidir com o Dia da Árvore e com o Dia de Início da Primavera, exatamente pelo simbolismo de representar o sentimento de renovação das reivindicações desse segmento, em prol de mais cidadania, de mais inclusão e de uma participação plena na sociedade. Vivemos dia a dia, a construção de uma sociedade mais inclusiva e o projeto Piauí Inclusivo vem exatamente obter dados estatísticos acerca de informações das pessoas com deficiência existente no Estado, para que possamos formar um diagnóstico e, a partir disso, as políticas públicas possam ser implementadas e efetivadas, tendo como objetivo atender os anseios desse grupo de pessoas. Então esse projeto é inovador, é pioneiro, e vem exatamente reafirmar uma posição que o Piauí já tem, de garantia e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A Defensoria Pública se sente lisonjeada em participar desse projeto”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 09h17 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

32° Sensação
23.7 km/h Vento
30.9% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias