Quarta, 20 de Outubro de 2021 11:05
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Defensoria Pública promove palestra sobre Saúde Mental

Evento aconteceu na Diretoria de Primeiro Atendimento da Instituição em alusão ao Setembro Amarelo e ao projeto Mente Cidadã

22/09/2021 15h35
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Palestra aconteceu nesta quarta-feira (22)
Palestra aconteceu nesta quarta-feira (22)

A Diretoria de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública do Estado do Piauí, que tem como diretora a defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, promoveu nesta quarta-feira (22) para os assistidos que se encontravam aguardando o atendimento presencial pré-agendado, palestra sobre Saúde Mental com as profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantojuvenil Dr. Alexandre Nogueira, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), assistente social Isabel Érica e enfermeira Luana Bueno. O evento aconteceu em alusão a campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção ao suicídio e ao Projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, coordenado pela referida defensora.

A assistente social Isabel Érica destacou a importância de trazer o tema para o público. “A ação educativa faz parte do cuidado em saúde mental, e sermos convidadas pela Defensoria Pública é muito importante, porque aqui é um espaço onde existem pessoas que necessitam de informação, de cuidado em saúde mental e podemos explicar como funciona a rede, o que é saúde mental e as estratégias de cuidado. Então, para nós profissionais, é muito importante que a Defensoria abra esses espaços que fortalecem o campo educativo, o acesso dessas pessoas a outra instâncias que muitas vezes desconhecem, não conhecem o que um CAPS, um serviço Provida. É o momento em que trazemos para a sociedade mais informação”, disse.

A enfermeira Luana Bueno destacou a necessidade de fomentar a questão da prevenção com relação a saúde mental. “Estamos em setembro, que é o mês alusão à prevenção do suicídio e a gente vem fortalecer essas famílias com relação a prevenção, ao cuidado não só do corpo, mas da mente. A mente adoece e traz prejuízos grandes para a saúde do indivíduo, inclusive até a morte. A gente vem alertar a população, orientar sobre o cuidado da saúde mental, que é tão importante quanto o cuidado do corpo em si”, complementou.

Para a diretora de Primeiro Atendimento, defensora Pública Patrícia Monte, “o evento foi ação relativa ao Projeto Mente Cidadã e teve como objetivo fazer orientação sobre os cuidados e importância sobre a saúde mental. A receptividade do público, a interação e a atenção, demonstrou como tema tem sido relevante para a população. Na oportunidade, pessoas deram depoimentos sobre a importância do tratamento, alguns usuários elogiaram os serviços dos CAPS, e recomendaram, prestando seus depoimentos pessoais sobre experiências vividas. Ficamos muito agradecidos à Isabel e à Rosana e felizes com a receptividade das pessoas”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 10h58 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

32° Sensação
16.3 km/h Vento
24.2% Umidade do ar
80% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias