Quarta, 20 de Outubro de 2021 09:27
(89) 99456 5679
Geral Piauí

PPP do Aeroporto de Parnaíba avança com aprovação do Ministério da Infraestrutura

Projeto prevê novo pátio de aeronaves e terminal de passageiros ampliado

28/09/2021 12h45
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, aprovou a concessão do Aeroporto de Parnaíba, por meio da portaria Nº1.127 assinada no dia 24 de setembro. O texto autoriza a anuência do projeto da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) para a gestão do equipamento público.

“A Portaria assinada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil é um passo importante para o projeto da Suparc”, afirma a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura. Localizada a 330 km de Teresina, Parnaíba é a porta de chegada de turistas que pretendem conhecer praias piauienses e cearenses, além do Delta , único das Américas em mar aberto.

O Aeroporto Internacional  vai fortalecer o turismo na região da Rota das Emoções que inclui, além do Piauí e Ceará, o estado do Maranhão.  A infraestrutura prevista no projeto de PPP deve ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de  potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo.

De acordo com Viviane Moura, superintendente da Suparc, a PPP é importante para alavancar o desenvolvimento do litoral piauiense. “Este é o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa. Isso amplia o potencial turístico da cidade, que é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba e a Rota. O aeroporto aparece como uma solução para a viabilidade de grandes eventos e investimentos em hotelaria. Cresce o turismo e com ele mais oportunidades para as pessoas”, afirma.

A PPP do Aeroporto de Parnaíba segue para procedimento licitatório, por meio de concorrência pública, para prestar serviços públicos de administração, conservação, recuperação, manutenção, implantação de melhorias e operação aeroportuária do espaço, que deve receber voos nacionais e internacionais.

A parceria consiste na contratação de uma concessão patrocinada, por um período de 32 anos, com projeção total de investimento de R$106.562.767,09. O modelo de parceria escolhido pelo Governo do Estado do Piauí é estratégico e impacta em benefícios para o usuário, facilitando que turistas de outros Estados venham direto à praia, sem precisar pegar a estrada.  Além disso, a estrutura em funcionamento permite que produtores do litoral piauiense possam escoar a produção para todo o mundo, reduzindo fretes em razão da localização geográfica estratégica do aeroporto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 09h17 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

32° Sensação
23.7 km/h Vento
30.9% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias