Quarta, 20 de Outubro de 2021 09:18
(89) 99456 5679
Saúde Piauí

Sesapi encerra programação do Setembro Amarelo 2021

O encerramento acontece com a divulgação do Boletim Epidemiológico: “Perfil Epidemiológico da Mortalidade por Suicídio e Violência Autoprovocada no Estado do Piauí, entre 2020 e 2021”

29/09/2021 11h20
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde, (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental, encerra, nesta quarta-feira (29), a programação da Campanha do Setembro Amarelo 2021. O encerramento acontece com a divulgação do Boletim Epidemiológico: “Perfil Epidemiológico da Mortalidade por Suicídio e Violência Autoprovocada no Estado do Piauí, entre 2020 e 2021” e a roda de conversa com profissionais da área sobre o tema “Dialogando sobre a autolesão e Prevenção ao Suicídio”.

Virgínia Pinheiro, gerente de Atenção à Saúde Mental, explica que a programação de 2021 da Sesapi está encerrando, mas que os cuidados e atenção à temática devem ser discutidos e mantidos a todo momento, além de uma garantia de serviços de assistência no sistema de saúde público.

“Durante todo esse mês de Setembro nos direcionamos para enfatizar a importância do cuidado em saúde mental e da prevenção ao suicídio, destacando que os cuidados com a nossa saúde mental devem ser mantidos por todo o ano. É importante sermos capazes de identificar um processo de adoecimento mental, além de garantirmos estratégias e serviços de cuidados para a população nessa área”, diz a gerente.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto destaca que a rede de atenção psicossocial do estado conta com serviços de qualidade para a população. “Nós possuímos serviços que vão desde a atenção primária em saúde até a atenção hospitalar, com equipes multiprofissionais altamente  qualificadas vinculadas às UBS, Centros de Atenção Psicossocial, unidades hospitalares e ambulatórios especializados. Temos uma estrutura para atender a área da saúde mental da nossa população com qualidade e eficiência”, aponta o gestor.

Ao longo do mês foram desenvolvidas atividades que trabalharam junto com profissionais de saúde e da rede intersetorial, direcionando informações e orientações sobre o cuidado em saúde mental, ajudando profissionais a ficarem mais preparados para o atendimento da população.

Socorro Milhomem, técnica de referência da pasta de prevenção ao suicídio da GASM/Sesapi, destaca que os cuidados com a saúde mental envolvem estratégias e condutas de gestão dos profissionais pautadas na ética, respeito e integralidade da atenção aos atendimentos. “Neste ano, nós trabalhamos a prevenção ao suicídio tanto na perspectiva da prevenção como na pósvenção, mas é importante ressaltar que a prevenção ao suicídio é uma tarefa para ser realizada por meio da ajuda de todos e que ela não deve ser deixada apenas para ações pontuais. Esse é um trabalho que deve ser realizado com o compromisso da gestão da política de saúde mental articulada com parcerias intersetoriais. É importante destacar ainda que, caso alguém identifique que está em processo de adoecimento, procure os serviços disponíveis no seu município, para que assim possa ter o acompanhamento médico qualificado”, diz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 09h17 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

32° Sensação
23.7 km/h Vento
30.9% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias