Quarta, 20 de Outubro de 2021 10:31
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Estudantes da Uespi ajudam alunos do Liceu Piauiense a conquistar medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia

Os discentes do CETI Zacarias de Góis conquistaram medalha de Ouro, Prata e Bronze na competição nacional.

30/09/2021 09h30
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, auxiliaram estudantes de uma escola pública de Teresina na preparação para a Olimpíada Brasileira de Geografia. Os discentes do Ceti Zacarias de Góis conquistaram medalha de Ouro, Prata e Bronze na competição nacional.

Sob a coordenação da professora Clemilda Bandeira, os acadêmicos João Vyctor de Sena, Karoline Silva, Valdenilson Carvalho, Luís Felipe de Freitas e Ana Clara atuam, desde junho, com ações de orientação para os alunos do Ceti. “Começamos a reunião com os alunos na plataforma Google Meet, todas as quintas-feiras, com o intuito de apresentar resoluções de questões e breves explicações de conteúdos que costumam cair nas provas, além de algumas dinâmicas e discussões de temas da atualidade”, disse João Vyctor, estudante do 5º período do curso.

Luís Felipe, também discente do 5º período, destaca que nos encontros eram abordados conteúdos sobre geografia física, imigração, desigualdade, dentre outros assuntos atuais. “Incentivamos os alunos a buscarem temas importantes da atualidade para serem debatidos, pois prezávamos pela participação ativa deles durante a preparação para a olimpíada”, frisou o estudante.

Além das reuniões semanais no Google meet, os Pibidianos também realizavam acompanhamento com todas as equipes da escola – que estavam participando da Olimpíada – por meio de grupos no WhatsApp.

Equipes 

Dentre as equipes do Ceti Zacarias de Góis que estavam concorrendo, conquistaram a premiação: equipe Exploradores do novo mundo, com medalha de Ouro; equipe Geodesbravantes, com medalha de prata; e equipe Supremos, com medalha de Bronze. Os jovens participantes da olimpíada são alunos do 1º e 2º ano do ensino médio.

Representantes das equipes premiadas
Representantes das equipes premiadas

Os estudantes foram submetidos a três fases na olimpíada. Segundo Karoline Silva, no decorrer das fases aumentava a dificuldade das provas. “Incentivamos os alunos a seguirem, eles foram lá e deram o seu melhor, quando saiu o resultado final das três fases, vimos que houve (dentre as nossas) equipes medalhistas e que uma iria representar o Piauí na fase nacional. Foi um sentimento de alegria, satisfação e muita emoção”, detalhou a futura docente.

A 4ª fase será no mês de outubro e a competição segue em âmbito nacional.

Experiência

A professora Clemilda Bandeira, supervisora do Pibid na escola,  destaca que a colaboração dos Pibidianos foi fundamental para a conquista que os discentes obtiveram na olimpíada.

Yasmin Antonela, estudante do 2º ano do Ensino Médio no Ceti Zacarias de Góis, conta que a preparação foi bastante eficiente. De acordo com ela, a premiação representa uma grande vitória frente a todas as dificuldades que os alunos enfrentam com o ensino remoto. “Pelo nível da prova ser elevado, afinal era o Brasil todo que estava a concorrer, ficamos inseguros em vários momentos e questionando se o sonho de medalhar realmente iria se concretizar, mas no fim deu tudo certo. Estamos muito felizes, pois foi muito mais que uma simples conquista de uma medalha: foi uma vitória contra as mais diversas barreiras que ainda existem na escola pública. Agora sabemos que somos verdadeiros vencedores!”, concluiu a aluna, representante da equipe que conquistou a medalha de Ouro.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 10h18 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

33° Sensação
20.4 km/h Vento
27% Umidade do ar
80% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias