Quarta, 20 de Outubro de 2021 09:41
(89) 99456 5679
Geral Piauí

Professores participam do II Ciclo de Formação do Currículo do Piauí

Uma nova realidade se desenha para o ensino, com a implementação do Currículo do Piauí na Educação Infantil e Fundamental.

30/09/2021 18h25
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Sentar em uma carteira na sala de aula e apenas esperar os conhecimentos repassados pelos professores já não fará mais parte do cotidiano dos estudantes da rede pública de ensino. Uma nova realidade se desenha para o ensino, com a implementação do Currículo do Piauí na Educação Infantil e Fundamental, que busca assegurar o desenvolvimento integral do estudante piauiense.

Para alcançar esta etapa, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí – Undime-Pi e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentam formações de professores e gestores para o uso da cultura digital e adoção de um ensino com foco nas competências e habilidades proposto pela BNCC, por exemplo, durante o II Ciclo de Formação do Currículo do Piauí para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O encontro acontece no formato híbrido, sendo no formato presencial com a disponibilidade de 10 (dez) salas distribuídas por componente curricular: História, Geografia, Matemática, Ciências, Português, Arte, Educação Física, Inglês, Ciclo de Alfabetização e Educação Infantil, recebendo cerca de 60 participantes. E no formato on-line com a transmissão ao vivo para as demais salas presenciais.

No II Ciclo do Currículo do Piauí, os professores são formados quanto à implementação, por meio de disseminação e ações de formação, do documento curricular do Piauí, em regime de colaboração com os municípios. As discussões, entre os profissionais nas diversas disciplinas, têm o foco na melhoria da proficiência e aprovação de todos componentes curriculares dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O Governo do Piauí tem investido R$ 3.271.479,00 (três milhões e duzentos e setenta e um mil e quatrocentos e setenta e nove reais), com fonte do recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na formação do professor enquanto estratégia para alcançar a redução do abandono e evasão.

O Secretário da Educação, Ellen Gera, destacou em sua fala a parceria com a Undime-Pi e as secretarias municipais em diferentes frentes voltadas à educação piauiense que, após a municipalização, vem trazendo resultados que devem ser ampliados na colaboração para o Currículo do Piauí.

“Temos 206 municípios compactuados nas formações e estes são números expressivos, pois representa quase todos os municípios que estão conosco. Serão mais de 25 mil professores, professoras e profissionais de educação que participaram deste II Ciclo de formação do Currículo do Piauí pela educação infantil e ensino fundamental e, assim, o nosso objetivo é estabelecer um pacto com todas as redes em prol da educação piauiense. Precisamos cuidar de fato para que essas escolas sejam espaços acolhedores, que façam uma formação com cidadania e que deem ao nosso estudante uma alta expectativa de aprendizagem, porque o nosso povo tem vocação, sim, para o estudo”, pontuou Ellen Gera.

A qualificação do currículo piauiense acontece a partir do uso das metodologias ativas, de competências socioemocionais, uso pedagógico de dados educacionais, aprendizagem colaborativa e foco em como desenvolver os conhecimentos, dentre outros.

Professores participam do II Ciclo de Formação do Currículo do Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Currículo do Piauí

A partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), o Piauí, seguindo as diretrizes do Guia de Implementação da BNCC, constituiu Comissões de Governança e Execução, responsáveis pela discussão, construção e implantação do novo currículo para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

O trabalho, iniciado em novembro de 2019, em regime de colaboração entre SEDUC e UNDIME com apoio do MEC, contou com 04 módulos e foi finalizado em abril de 2020, onde foram certificados, em agosto, 23.031 cursistas, 192 articuladores municipais, 210 coordenadores municipais, 30 coordenadores regionais e 26 redatores formadores, totalizando 23.489 profissionais formados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 09h37 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

32° Sensação
23.7 km/h Vento
30.9% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias