Quinta, 29 de Outubro de 2020 11:05
(89) 99456 5679
Especiais Queimada Nova

Interpi faz consulta para doação de terras aos indígenas Kariri

Diretoria do Interpi realizou reunião virtual com pessoas da lideranças do Povo Indígena Kariri

16/06/2020 02h44
Por: Redação Fonte: Meio Norte
Interpi faz consulta para doação de terras aos indígenas Kariri

Com a duração de duas horas, a reunião virtual do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e pessoas de lideranças do “Povo Indígena Kariri”, ocorreu na manhã do último sábado (13). O objetivo é consultar as lideranças indígenas sobre a doação de terras para a comunidade. A Consulta Prévia é um instituto da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho, chamada “OIT-169”, e que prevê a consulta por parte dos governos nos trâmites que envolvem povos e comunidades tradicionais. A destinação das terras se dá em cumprimento da recente Lei estadual nº 7.294, de 10 de dezembro de 2019.

Realizar a Consulta Prévia virtual foi uma decisão conjunta dos indígenas, em volta da sua associação, e do INTERPI, por meio da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais. “O INTERPI entendeu que não precisaria aguardar a pandemia terminar para seguir com o os procedimentos”, explica o Diretor Geral, Francisco Lucas Costa Veloso.

Há cerca de quinze dias, o meio virtual foi testado em uma “reunião de ensaio” para o dia da Consulta indicado pelos indígenas. Em meio à pandemia, a reunião virtual foi uma alternativa escolhida por consenso entre instituição e lideranças indígenas. 

A Consulta Prévia teve o propósito de explicitar os procedimentos de doação e titulação e de se conhecer a manifestação da comunidade indígena para a titulação. O resultado foi o consentimento da comunidade. A titulação vai beneficiar 30 famílias.

Ainda em 2016, o INTERPI iniciou o processo de arrecadação das terras públicas na região do Município de Queimada Nova, onde reconhecem como território da comunidade indígena. Com as terras tituladas em nome do estado, há a necessidade de ser iniciada a destinação das áreas para os indígenas, os quais pleiteiam há tempos a regularização fundiária do seu território. Junto ao INTERPI, o processo administrativo para a destinação abre com a ata da Consulta Prévia e se encerrará com a titulação coletiva de uma área de 2.114,6769 há em nome da associação indígena.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 10h49 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 33°

29° Sensação
19.2 km/h Vento
37.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sábado (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias