Segunda, 17 de Maio de 2021 13:08
(89) 99456 5679
Saúde Saúde

Cientistas apontam relação entre tipo sanguíneo e risco de doenças

Pesquisa realizada na Suécia mostra que chance de ter pedra nos rins e hipertensão na gravidez podem estar associadas ao sangue

28/04/2021 02h05
Por: Redação Fonte: R7 - Fernando Mellis, do R7
Grupo analisou dados de mais de 5 milhões de pessoas - (Foto: Pixabay)
Grupo analisou dados de mais de 5 milhões de pessoas - (Foto: Pixabay)

Coágulos sanguíneos, hemorragias, pedra nos rins ou hipertensão induzida pela gravidez. Estes são alguns problemas de saúde que, segundo uma pesquisa recente com dados de mais de 5 milhões de pessoas, podem surgir com mais frequência de acordo com o tipo sanguíneo do indivíduo.

O estudo foi conduzido por pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, e publicado nesta semana na revista científica eLife.

No artigo, o grupo confirma conexões previamente identificadas de que pessoas com sangue tipo A são mais propensas a desenvolver coágulos sanguíneos, quando comparadas a pessoas com sangue O, enquanto quem tem sangue tipo O apresenta maior probabilidade de sofrer algum distúrbio hemorrágico.

Além disso, os cientistas descobriram que indivíduos com sangue tipo B possuem risco menor de desenvolver pedra nos rins. Mulheres com sangue O+, de acordo com o artigo, têm mais chances de apresentar hipertensão induzida pela gravidez.

O principal autor do estudo, Torsten Dahlén, conta que foi usada "uma abordagem imparcial para investigar a ligação entre os tipos de sangue ABO e os grupos RhD [positivo ou negativo] e mais de 1.000 doenças".

"Ainda há muito pouca informação disponível sobre se as pessoas com grupos sanguíneos RhD-positivos ou RhD-negativos podem estar sob risco de certas doenças, ou quantas outras doenças podem ser afetadas pelo tipo ou grupo sanguíneo", acrescenta o pesquisador, que é estudante de doutorado do Departamento de Medicina do Karolinska Institutet.

O autor sênior do estudo, Gustaf Edgren, professor associado de epidemiologia do Karolinska Institutet e médico do Departamento de Cardiologia da Södersjukhuset Hospital, em Estocolmo, reconhece que os resultados são um avanço, mas que requerem mais estudos para confirmar os resultados ou determinar se existem explicações alternativas para essas relações.

"Nossas descobertas destacam relações novas e interessantes entre condições como cálculos renais e hipertensão induzida pela gravidez e tipo ou grupo sanguíneo. [...] Eles estabelecem as bases para estudos futuros para identificar os mecanismos por trás do desenvolvimento de doenças, ou para investigar novas maneiras de identificar e tratar indivíduos com certas condições."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Queimada Nova - PI
Atualizado às 12h58 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
18.9 km/h Vento
38.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias